A carta suspensa é o pavor de muitos, mas para tudo há uma solução, não é mesmo?
Então, se está com seu direito de dirigir suspenso e não sabe o que fazer, este artigo é a chave para você.
Além de resolver seu problema, conseguir economizar em todo o processo!
Por que minha carta foi suspensa?
Sabemos que o Processo de Suspensão do direito de dirigir, se dá por dois motivos:
- O primeiro é o mais comum, e que provavelmente você conhece, que é quando ultrapassamos a quantidade de pontos por multas no período de um ano.
Esse processo passou por algumas atualizações.
Antigamente, para qualquer tipo de infração, o condutor que tomasse mais de 20 pontos, teria seu direito de dirigir suspenso.
Com a atualização na lei, no mês de abril de 2021, existem 3 formas de se mensurar a quantidade de pontos para a suspensão:
- A primeira delas é com o limite de 40 pontos, com a observação de que nenhum deles tenha sido originado de uma infração gravíssima.
- A segunda é com o limite de 30 pontos, com a observação que a origem destes pode ter vindo de multas graves e leves e apenas uma gravíssima.
- E a terceira com o limite que já conhecemos de 20 pontos, porém sem restrição de quantas multas gravíssimas o condutor tomou.
Além deste, sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode ser suspensa de outra forma, mais direta:
- Caso o condutor cometa uma infração conhecida com auto suspensivo, o seu direito de dirigir é suspenso no ato da identificação da infração. Caso você não tenha sido notificado na hora do ato, mas a infração tenha sido registrada por fiscalização, você receberá em seu endereço, a informação da suspensão imediata do seu direito de dirigir.
Esse problema tem solução?
Bom, se você já está com a carta suspensa e está lendo este artigo, foi por um dos motivos que citamos acima, mas a informação que ainda te deixa intrigado é como resolver esta situação.
É exatamente sobre o que iremos falar agora!
Muitos, assim como você, sabem da possibilidade de serem suspensos e os motivos para isso acontecer.
O que muitos não sabem, é que após o período de punição, você consegue resolver todos os processos de renovação sozinho. Além do prazo ser um pouco mais leve, de seis meses a um ano.
Como resolver esta situação?
É bem simples, após ou durante o comprimento de seu período suspensivo, é necessário que inicie o processo de reciclagem no CFC (Centro de Formação de Condutores) mais próximo e de sua preferência.
Lembre-se de procurar um centro certificado e de relevância para não ter problemas.
Primeiramente, no processo de reciclagem, você estudará um conteúdo similar ao que estudou para tirar a primeira habilitação, conteúdo que pode ser encontrado de forma online.
Em seguida, você deve iniciar a avaliação.
Esta avaliação também é similar a que realizou no próprio Detran para sua CHN. São 30 questões e a solicitação desta avaliação é feita no próprio Detran de sua cidade.
Feito isso, caso ainda não tenha passado o período de suspensão, apenas espere.
Por fim, vá até o Detran com o certificado de aprovado e seu ofício de suspensão e dê entrada na renovação de sua CNH.
Conclusão
Como dito, é um processo simples, você mesmo consegue solucioná-lo sozinho, mas leva tempo para solucionar todos os processos.
Caso tenha alguma dúvida com a suspensão de sua CNH com o período mais extenso, de 6 meses a 2 anos, nós podemos ajudar!
Além de outros artigos que podem te ajudar, no final deste artigo terá algumas formas de contato conosco, conheça o nosso Blog.
Acesse também o nosso Instagram, e fique por dentro de todas as novidades!
Esperamos que este artigo tenha ajudado. Seja mais um condutor consciente e aprenda a cada artigo com a gente!