Quer tirar a sua primeira habilitação, mas ainda não sabe como?
É a dúvida que todos os maiores de 18 anos que não tem Carteira de Motorista questionam: “O que devo fazer para tirar a 1ª CNH (Carteira Nacional de Habilitação)?”
Se você se enquadra nesta situação, então você precisa ler este artigo!
VAMOS AO PASSO A PASSO
Hoje, no Brasil, segundo dados do Ministério da infraestrutura/Denatran, existem mais de 74 milhões de brasileiros que já possuem habilitação, representando aproximadamente 35% da população nacional.
Para você fazer parte desse grupo, e aumentar ainda mais estes números, siga os nossos passos!
Primeiro passo para tirar sua habilitação:
Primeiramente você deve reunir a documentação que irá usar para o processo de habilitação.
Os documentos necessários são: RG, CPF, Comprovante de residência e foto 3×4.
Com os documentos já em mãos, você terá duas opções.
- Ir até uma autoescola e deixar com que eles façam todo o processo para você;
- Ler este artigo, fazer você mesmo e conseguir economizar alguns custos.
Bom, se você continuou esta leitura é porque você está determinado em aprender como fazer você mesmo este processo, então siga em frente.
Como falamos, com os documentos necessários em mãos, está pronto para a primeira etapa do processo.
Nela, você fará sua inscrição no Detran (Departamento Estadual de Trânsito), assim irão abrir o seu registro no sistema, e lá você receberá o encaminhamento para realizar exames médicos e psicotécnicos, que podemos identificar como a segunda etapa.
Segundo passo:
Em seguida, são os exames necessários e obrigatórios que você fará para saber se está apto ou não. Indicando sua saúde física e mental para conduzir um veículo.
Recebeu a sua aprovação nesses exames? Mas ainda tem alguma observação, como a necessidade de usar óculos durante a condução? Essa informação também tem que estar registrada no seu exame.
Ótimo, tudo deu certo até aqui!
Terceiro passo:
Sendo assim, está na hora de prosseguirmos para a 3 etapa, que é o curso de legislação, com duração de 45 horas.
A distribuição deste tempo de curso irá depender da sua disponibilidade, e do CFC (Centro de Formação de Condutores), que fará o curso, tendo a possibilidade de fazer até 10 horas por dia.
Logo após a realização do curso, você está pronto para realizar a prova de legislação, que é aplicada no próprio Detran da sua cidade. Nela você responderá 30 questões sobre o que aprendeu no CFC.
Fique tranquilo, se você fez o curso e prestou atenção nas aulas, será fácil conseguir a aprovação, basta acertar 21 questões da prova, ou seja, 70% das questões.
Conseguiu a aprovação? Parabéns!
Você fez todo o processo que poderia fazer sem depender da autoescola.
Agora, daqui para frente, é necessário que você vá até uma autoescola para dar continuidade à sua CNH.
Quarto passo:
Sendo assim, damos início a quarta etapa, as aulas práticas que só podem ser ministradas por escolas reconhecidas pelo Detran.
Nesta etapa, são necessárias 20 aulas práticas, no mínimo, para que você possa realizar a prova prática, que será a 5º e última etapa.
Nós aconselhamos que você, que nunca teve um contato na condução de um veículo, faça pelo menos 25 aulas para adquirir uma boa prática.
Quinto passo e último passo para sua habilitação:
Feito isso, inicie junto com sua autoescola, o agendamento de sua prova prática. É importante certificar-se de que o carro que você usará na prova é o mesmo que utilizou nas aulas práticas. Agendada a prova, é só aguardar a data da prova, comparecer no dia, é claro, e realizá-la.
Fique tranquilo, temos certeza de que com nossa orientação e com sua dedicação, você não terá dificuldade em ser aprovado e receber a sua habilitação!
Esperamos que este artigo tenha o ajudado, boa sorte!
Conheça um pouco mais sobre nós, clique aqui!
Confira as nossas dicas no Instagram, e fique por dentro de todos os posts!